Dissertação de mestrado de: Cátia Rocha.
Orientação: Hugo Monteiro & Maria João Antunes.
Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.22/30583
Resumo: O presente relatório espelha a experiência de co-construção do desenho e desenvolvimento do projeto realizado no âmbito do mestrado, em Educação e Intervenção Social, na especialização de Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos. O projeto desenvolvido na Universidade Popular do Porto (UPP), adotou a metodologia da Investigação-ação participativa. A UPP, associação cultural que atua no âmbito da educação de adultos é uma associação fundada e movida pelos ideais da Revolução do 25 de abril, e é espaço de ação militante e de intervenção comunitária. O projeto “Universidade Popular do Porto – Entre lutas e resistências pela democracia” foi possível graças à co-identificação de desafios, necessidades, recursos e potencialidades. A metodologia adotada envolveu a observação participante da dinâmica associativa e a escuta ativa das perceções dos vários participantes do contexto. Os principais objetivos do projeto centraram-se na potencialização da participação e comunicação entre os atores sociais, procurando contribuir para a concretização de espaços de autoavaliação pela associação. Consequentemente, o projeto proporcionou um percurso que, de forma gradual, fomentou a reflexão da associação sobre a sua missão e sobre si mesma, promovendo assim um recentramento nas prioridades da sua ação e incentivando a participação ativa dos membros nas dinâmicas associativas.
Palavras-chave:
Universidade Popular do Porto, Associativismo, Educação popular, 25 de abril, Educação social.


