Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho

Criada em 1976, na sequência das primeiras manifestações públicas no Porto (1974, 1975) de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho, e agora convertida transformada em IPSS – Instituição Privada sem Fins Lucrativos – a Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho (ANDST) tem âmbito de atuação nacional.

Ao longo dos anos, tem assumido a prestação de um conjunto de serviços aos seus associados, nomeadamente apoio psicológico e técnico, entre outros, e foi financiada pelo Instituto Nacional de Reabilitação (INR) e Segurança Social.

Mantém nos seus objetivos “exigir políticas de justiça social” e participou de processos de audiência e negociação com o governo sobre políticas trabalhistas e de deficiência.

O desenvolvimento das solidariedades amadurecidas no seio do movimento popular estão na raiz desta associação, permitindo-nos reconhecer a importância do associativismo como resposta auto-organizada do movimento operário ao quotidiano do trabalho em Portugal.

Como parte deste projeto, a ANDST colaborará com a equipa de investigação cedendo o acesso aos seus arquivos, bem como o contacto com atuais e ex-dirigentes e membros da associação.

Visite o site da ANDST.