Equipa de investigação

Coordenação

Isabel Timóteo – Investigadora responsável  

Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação. Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED).

Hugo Monteiro

Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação. Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF)

Maria João Antunes

Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC-UM)


Equipa

Ana Luísa Costa

Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas  (CIIE).

Ana Bertão

Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação. Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)

Cátia Rocha

Instituto Politécnico do Porto – Centro de Investigação e Inovação em Educação  (inED)

Joana Cruz

Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

Joana Dias Pereira

Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Instituto de História Contemporânea (IHC)

João Teixeira Lopes

Universidade do Porto – Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Instituto de Sociologia (IS-UP)

Teresa Martins

Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação. Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED)


Consultores

Paul Richard Thompson 

A obra de Paul Thompson é uma referência internacional nas áreas fundamentais deste projeto, tanto no seu sentido metodológico, como epistemológico e disciplinar. Em 1969, Paul Thompson foi o fundador da revista Oral History, publicada pela Oral History Society, este fundou também a National Life Stories na British Library, que é uma base para projetos e arquivo, com um trabalho central sobre contextos associativos populares [e.g. The Voice of the Past (Oxford University Press 4th edition 2017)], Paul Thompson desempenha um papel central de orientação e avaliação deste projeto. É um pioneiro da história oral na Europa, quer como método de investigação social, quer como movimento social. Os temas dos seus livros vão desde as comunidades piscatórias escocesas aos trabalhadores do setor financeiro em Londres. A sua obra The Voice of the Past (Oxford University Press, 4.ª edição, 2017) é um clássico internacional. Mais recentemente, com Ken Plummer e Neli Demireva, publicou Pioneering Social Research: Memories of a Generation (Bristol University Press & University of Chicago Press, 2021).  

Breno Bringel 

É professor associado do IESP-UERJ, onde atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Sociologia e co-coordena o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Foi professor convidado em mais de uma dezena de universidades na América Latina e na Europa. É atualmente presidente do Comité de Investigação sobre Classes Sociais e Movimentos Sociais da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e diretor da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS). É membro do Grupo Permamente de Alternativas al Desarrollo e impulsionador de várias iniciativas de ligação entre movimentos sociais e universidades. Fundador e editor, com Geoffrey Pleyers, de Open Movements (Democracia Aberta) e colunista e membro do comité consultivo de Latinoamérica 21. Trabalha principalmente nos domínios da sociologia política, da teoria social e da sociologia latino-americana.